Entrevista com Tiago no programa da Lucimara Parisi

Primeira Parte

Tiago fala um pouco sobre sua experiência com adestramento animal e fala sobre o hotel Amigos do Zorikão.
Confira a entrevista que foi transmitida no programa da Lucimara Parisi no dia 16/07/2014 às 21:00 no TV Geração Z.

Treinador de hipopótamos e elefantes conta da experiência com os animais
Lucimara – Olá galera do bem, quarta-feira é nosso dia, daquele papo gostoso. E hoje gente vocês não sabem nos temos dois convidados super especiais. Eu estou aqui com o Tiago Zoriki, adestrador, ama animais e com ele nossa queria Aline, né?
Tiago – Alice.
Lucimara – Alice, né, chamou ela já sabe, ficou esperta
Tiago – Ela já sabe que é com ela.
Lucimara – Ela é nossa convidada. No nosso sofá… fazendo uma visita. E a gente vai bater um papo, por que o Tiago gente é advogado. Veja só, ele estudou para ser advogado, mas a paixão pelo animal falou mais alto, há anos que ele vem convivendo com animais, isso vem dos pais…. os seus pais, também já gostavam, né Tiago?
Tiago – Meu pai é do interior, então ele sempre gostou de animais.
Lucimara – Sempre… e era da onde seu pai?
Tiago – Meu pai era de Rancharia, uma cidade perto de Presidente Prudente.
Lucimara – Isso rancharia eu conheço de passagem, passagem e assim…. Quer dizer assim…. Você se formou advogado a quanto tempo?
Tiago – Eu me formei em 2.000, então 14 anos.
Lucimara – Nossa… então 14 anos já, e chegou a exercer? Não? A profissão ou já ficou….
Tiago – Não eu exerci um período ah…. mais ai eu percebi que não era realmente o que eu gostava… era uma coisa que você ia trabalhar…. mas sabe quando você não tem aquela vontade, você ia por obrigação…
Lucimara – e… quando você percebeu que você tinha este amor por estes animais…. todos assim?
Tiago – Ah…. Desde criança sempre gostei. Sempre tive cachorro. Sempre tive bicho, então …. Para você ter uma ideia quando eu era criança … Uma vez meu irmão trouxe um gatinho para casa…. Eu inclusive tomei leite com o gatinho. Ai em casa a gente tinha uma cachorra que a gente ficava brincando rolando em cima dela. Então desde criança eu sempre gostei …. Sempre fui apaixonado por bicho. E então eu comecei a perceber que eu …. Se eu não podia começar a trabalhar com algo que eu realmente tinha prazer …. Que foi ai … Que eu comecei a trabalhar com adestramento…. E eu já tinha algumas pessoas que já trabalhavam e começaram a me incentivar. Vai, vai, tenta você gosta, você tem perfil e foi ai que eu comecei.
Lucimara – Entendi. E você teve outros tipos de animais? Fora gato e cachorro?
Tiago – Já tive também papagaio, coelho, tartaruga, pintinho, peixe, que mais….
Lucimara – Eu também adoro animais. Sabe Tiago. Gosto demais. Nossa, em envolvo demais. Minha casa é cheia de bichos. Pego um monte na rua. A única coisa, não e que não gosto …. Eu amos eles, mas eu não gosto é de ter é passarinho. É por que tem que ficar na gaiola, né. E eu não gosto. E aquela gaiola… Eu já sofro. Não, não, consigo. Eu não consigo. Mas sabe gato, cachorro… Eu moro meio no mato. Então lá. Tem macaco, esquilo, papagaio. De manhã vem em bando sete e meia da manhã, em ponto, vem um bando de papagaio. Você acredita? Eles vem vão para o coqueiro comem …. Eles ficam uns 20 minutinhos, 15 e ai vão embora e em seguida vem maritaca. Olha que interessante. Todos os santo dias.
Tiago – E o legal da técnica que a gente usa para adestrar os cachorros é que ela pode ser utilizada para qualquer animal. Na verdade eu até já mexi com outros animais. Treinei elefante, hipopótamo. E a gente fez um trabalho de enriquecimento animal para tigres. Para atividade no zoológico de São Paulo.
Lucimara – Entendi.
Tiago – Na cidade de Itatiba.
Lucimara – Entendi. E ai. Como surgiu a ideia? Por quê, galela do bem. Por quê, ele tem um hotel maravilhoso só para cachorros. Olha que chique. Alias eu estava discutindo com ele que gato não. Até perguntei para ele se era preconceito. Mas ele disse que não era preconceito. Ele me explicou que tem toda uma razão da diferença dos gatos com cachorros. Que realmente pode dar uma briga. Nem só briga. Depende do tamanho do cachorro, você sabe que não fica bem mesmo.
Tiago – Gato para ficar até em outros locais tem que tomar muito cuidado. Porque eles podem fugir para voltar para casa.
Lucimara – É né.
Tiago – É o gato é muito territorialista. Então por exemplo, se você muda de casa, se você não restringir ele por um período em algum espaço ele pode fugir e voltar para casa.
Lucimara – É né.
Tiago – Então é uma preocupação muito grande em relação a gato.
Lucimara – Entendi. E como pintou a ideia? Por quê, você é adestrador também. Né, Tiago?
Tiago – Sou adestrador e cuido principalmente da parte de comportamento.
Lucimara – Mas adestrador do bem aquele que não machuca o animal.
Tiago – É.
Lucimara – Nossa que eu tenho um terror tão grande disso viu.
Tiago – A gente trabalha com recompensa
Lucimara – Isso e como é que pintou a ideia de vocês fazerem este hotel? Este hotel fica..?
Tiago – Na lapa.
Lucimara – Na lapa.
Tiago – Na zona oeste de são Paulo
Lucimara – Que rua?
Tiago – Chama Rua Húngara.
Lucimara – Na húngara sei e o número? Pode falar.
Tiago – 166.
Lucimara – 166. Quer dizer que quem quiser procurar seus serviços pode entrar no site
Tiago – Isso, nós temos o site que é www.amigosdozorikao.com.br .
Lucimara – Zorikão….
Tiago – Só que cão é com k….
Lucimara – Zorikão é porque você é Zoriki. Tiago Zoriki o sobrenome.
Tiago – Isso.
Lucimara – E combinou o Zorikão, combinou….
Tiago – Só que o cão aí é com k, a única diferença e que é com k.
Lucimara – Mas aí que é a diferença legal né….
Tiago – Exatamente.
Lucimara – E como pintou a ideia de fazer este hotel?
Tiago – A ideia começou com a minha sócia que é a Juliana. Que ela tem uma cachorra que é a Tati. Que onde mudou a vida dela.
Tiago – Inclusive ela é psicóloga e com a vinda da Tati…. ela tinha uns probleminhas de comportamento. Ela começou a ver o comportamento e ela foi atrás e se apaixonou e começou a ver adestramento. E como ela gostava muito de cachorro ela levava às vezes alguns clientes para a casa dela para ir brincar. Aí começou então…. Ela levou principalmente para ela ficar brincando e ai depois que a gente teve realmente a ideia de formar…. de transformar isso em uma coisa profissional .
Tiago – A praticamente dois anos que realmente a gente esta com o hotel. Agora finalizado tudo. Reformado, bonitinho a gente inclusive fez varias adaptações para o hotel especificamente para os cachorros. Então por exemplo, toda a nossa cobertura, a gente tem quase 90% de nossa área coberta, com a questão da chuva e do calor. É aí qual é a diferença, com o calor, como tem dia que faz muito calor aqui em São Paulo. Então a gente fez uma cobertura de telha de cerâmica para não esquentar tanto. A gente por exemplo, nos quartos, a gente acabou fazendo toda a parte elétrica. Ela fica em… um mais alta. Não fica embaixo, a gente praticamente não tem degraus, a maioria dos locais são rampas. Então para gente, tudo adaptado para os cães.
Lucimara – Entendi, quanto tempo demorou… para o hotel estar pronto…. montadinho?
Tiago – Ta pronto.
Lucimara – Quantos cães cabem?
Tiago – Mais ou menos ate 40 cachorros. É que depende do tamanho. Por exemplo, um cachorro grande equivale a dois três cachorros pequenos. Então depende do tamanho do cachorro. Então vai variar um pouquinho de quantidade. A gente pode até subir um pouco este numero. Se for uma quantidade de cachorros menor.
Lucimara – Entendi, e quando eles chegam lá eles estranham, Tiago?
Tiago – Olha dependendo do cachorro pode estranhar. Por isso que a gente faz uma coisa um pouco diferente. Lá a gente faz um teste de comportamento antes.
Lucimara – Como é este teste?
Tiago – Você leva seu cachorro. A gente vai ver primeiro se tem problemas com outros cães. Porque nosso espaço …. como os cachorros ficam soltos ….
Lucimara – Ah…. ficam soltos….
Tiago – É soltos. Não tem baia.
Lucimara – Nossa e não tem perigo?
Tiago – Então existe um risco. Sabe quando você junta um monte de crianças junto? Então sempre vai ter um risco. Então a gente tem quartos ondes eles dormem e inclusive a gente dorme junto com os cachorros. Por que eles ficam mais tranquilos. Então o que a gente faz… Neste teste. A gente vai ver o que se eles estão acostumados com outros cães. Então como eles ficam soltos não podem ser agressivos com outros cães.
Tiago – Então normalmente a gente faz este teste. Eles tem que ser tranquilos com os cães. E outra coisa que a gente testa que é muito importante é o nível de ansiedade do cachorro que acaba caindo com o que você perguntou. Se ele fica bem ou não. Então o que acaba acontecendo quando o cachorro é muito ansioso, que esta só acostumado a ficar dentro de casa, ele tem um apego muito grande com o dono, às vezes ele não consegue ficar sozinho em outro lugar. Então o que acontece, baixa a imunidade e ele acaba ficando mal. Não come, então o que a gente faz, a gente verifica isso e se realmente o cachorro for muito ansioso, a gente pede para fazer uma adaptação antes para que o cão fique mais tranquilo. E não sofra neste período que vai ficar no hotel.
Tiago – Quando ele esta acostumado tem vários cachorros que chegam na porta do hotel e ai eles… Até o dono fala …. ele não vai nem despedir? Ele já vai, ele entra de uma vez. Porque ele vai passar um período de férias lá.
Lucimara – A Alice é sua?
Tiago – Alice não ela é de uma outra sócia.
Lucimara – Ah…..
Tiago – Da Andrea que ela e zootecnista e ela é dela. Os meus são labrador e um Golden. Inclusive eu estava cuidando da minha labradora, que ela já e meio velhinha. Ela já esta 14 anos. E ela esta meio mauzinha nestes dias… E eu então estava com ela. Cuidando dela.
Lucimara – Esta hora é triste.
Tiago – É.
Lucimara – Esta hora é muito triste. Meu D. do céu, mas são momentos que todo mundo tem …. Que tem que passar…. Quem quer ter a felicidade …. Porque eu acho, é uma felicidade poder ter animai. Poder ter conviver com gato, com cachorro.
Tiago – Uma coisa que é super importante, que a gente faz em nosso hotel também. Como a gente, nós somos em três sócios. Eu, Andrea e Juliana, os três entendem sobre comportamento , o três são adestradores, e tem uma outra funcionaria nossa , que é a Bia, que entende de comportamento, então os cachorros sempre são monitorados 24h. Como te falei, a gente dorme com os cachorros, tem beliche em um dos quartos. Para a gente poder dormir com os cães. Para que eles realmente fiquem tranquilos e para evitar qualquer tipo de problema. Se acontecer a gente esta lá para intervir também.
Lucimara – Entendi…
Tiago – Alice..
Lucimara – Pode deixar ela a vontade. Deixar ela se familizar ai….
Tiago – Ela esta conhecendo o estúdio.
Lucimara – Ela deve esta estranhando um pouquinho. Porque esta meio gelado. Bem né ela é muito fofa.
Tiago – Ela tem um casaco de pele.
Lucimara – E você quantos cachorros, você tem seu?
Tiago – Eu tenho 2. 2 e um que é …..
Lucimara – Que não ficam no hotel. Que ficam na sua casa.
Tiago – Tem 2 ficam na minha casa e um que é do hotel então e de nós três.
Lucimara – Então tem um terceiro. Então eles dormem com você não?
Tiago – Dormem. Hoje elas não estão dormindo mais no meu quarto. Porque como a minha esta meio velhinha, ela não pode ficar subindo escada. Então ela tem dormido na parte de baixo da minha casa.
Lucimara – Entendi.
Tiago – Eu não deixo, mas antes ela dormia no meu quarto.
Lucimara – Não tem jeito.
Tiago – Não tem jeito
Lucimara – Eu também durmo com cachorro, com gato quero nem saber. Eu gosto.
Tiago – Gosta não tem jeito.
Lucimara – Adoro. E você já pensou em abrir um hotel mesmo?
Tiago – Pra pessoas?
Lucimara – Para seres humanos?
Tiago – Olha nunca pensei não.
Lucimara – De repente esta dando certo este. Quanto tempo você esta com este hotel?
Tiago – Este 2 anos
Lucimara – 2 anos e esta indo bem?
Tiago – 2 anos quando a gente montou profissionalmente. Agora fazendo o hotel já 5 anos.
Lucimara – Entendi. Foi muito investimento?
Tiago – Olha até que não foi um investimento tão grande assim, não. É que também a gente já tinha a casa. Que agente esta construído o hotel. Era da minha avó, que minha prima comprou.
Lucimara – Entendi.
Tiago – Foi mais fácil neste sentido
Lucimara – Facilita.
Tiago – Acabou facilitando e agente acabou trabalhando com a parte de adestramento. Então com relação a isso foi mais tranquilo a gente já trabalhava.
Lucimara – E qual e o tipo de cliente que mais te procura?
Tiago – Aquele tipo de cliente que mais me procura?
Lucimara – É.
Tiago – Um pouco diferente do que as pessoas acham…. Que existe uma pesquisa que fala que a maioria dos donos de cachorros normalmente é casado e com filho né….
Tiago – Os nossos clientes não a maioria …. tem muito solteiro que não tem …. que são solteiros e que tem cachorro e que normalmente tratam o cachorro como filho. Inclusive as pessoas ligam para a gente para perguntar como esta meu filho, como esta minha filha. As pessoas não perguntam como esta meu cachorro.
Lucimara – A gente não admite que falem como cachorro.
Tiago – Exatamente
Lucimara – Sabe.
Tiago – Então são pessoas que realmente gostam muito de cachorro. Que realmente se interessam muito pelo bem estar. Porque a partir dai para procurar a parte de adestramento parte de comportamento também e a parte da creche que a gente também faz…. Então são pessoas que realmente gostam de cachorros e que realmente….
Lucimara – E você se baseou em algum hotel? Você tinha visto algum hotel neste sentido para que você pudesse fazer o seu? Olha você se inspirou em algum hotel?
Tiago – Na verdade a gente não se inspirou muito no que já tinha. Porque na maioria dos hotéis tradicionais era aquela coisa da baia. Deles ficarem num espaço deles. Que dai um cachorro que esta acostumado ate fica, mas por exemplo cachorro que dorme na sua cama não vai ficar numa baia. Vai ficar muito ansioso e vai chorar. E ai a gente pensou numa situação…. O que eu posso fazer para transformar meu hotel numa coisa que fosse mais perto da casa dos proprietários.
Lucimara – Mais aconchegante.
Tiago – É. Porque antes como funcionava. Minha prima morou sempre lá então era a casa dela. Ela ainda mora lá, inclusive. Então era uma coisa que a gente queria fazer mais próximo de um cachorro ficar na casa dele. Então a gente pesou muito neste sentido.
Lucimara – Entendi e para ver este lado também e sua prima ainda mora lá?
Tiago – Mora.
Lucimara – Com os cachorros.
Tiago – Com os cachorros
Lucimara – Os cachorros estão lá…. e tem um filme um vídeo seu aqui. Que a produção preparou né?
Tiago – Tem.
Lucimara – Vamos ver este vídeo para a gente comentar.
Tiago – Vamos. Vamos sim.
Lucimara – Vamos lá.
<Vídeo>
Lucimara – Que gracinha, não? Qual foi sua maior lotação no hotel?
Tiago – Foi no….
Lucimara – Cabe 40?
Tiago – No final do ano do ano passado. A gente teve acho que 35 cachorros mais ou menos.
Lucimara – E isso foi sua maior lotação e assim tem umas madames que deixam que vão viajar, que vão para Europa. Elas choram quando vão embora? Tem alguma reação diferente que você nota?
Tiago – Olha o pessoal tem bastante este tipo de reação. Fica super apreensivo. Tem gente que liga todos os dias. Quer saber como esta o cachorro. A gente tem diminuído um pouco esta ansiedade dos donos. Pode dizer assim. Como a gente tem um pagina no Facebook. A gente posta algumas fotos dos cachorros lá e o pessoal acaba ficando um pouco mais tranquilo. Mas o pessoal sempre liga. Quer saber o que esta acontecendo. Sempre pergunta.
Lucimara – Fica na ansiedade né?
Tiago – É a ansiedade é maior dos donos.
Lucimara – Tem uma porção de coisas que eu quero saber ainda sobre o hotel viu, e sobre os bichinhos que a gente tanto ama. Mas a gente já volta. Tiago a gente vai para um intervalinho. Mas a gente já volta. Até já….

Confira a segunda parte da entrevista.