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Dia a Dia na Creche do Zorikão
UM DIA NA CRECHE PARA CACHORROS
CHEGADA DOS CÃES
A chegada dos cães ocorre das 8 as 10h e é um dos momentos mais delicados do dia, pois eles chegam bastante animados e com a ansiedade lá em cima.
A primeira atividade a ser feita com os cães é o check in, ou seja, uma breve verificação do cão, ainda na recepção, em orelhas, pêlos, pele, patas, olhos, focinho e cauda com o intuito de checar algo incomum, como pulgas, carrapatos, machucados, arranhões, problemas de pele, entre outros, que deve ser anotado no caderno individual do animal e avisado ao tutor deste. Com essa atividade conseguimos minimizar problemas físicos dos cachorros e também verificar se os clientes estão seguindo as regras impostas pela empresa.
Fazemos exercícios para diminuir a ansiedade antes do peludo entrar, como por exemplo, pedir para sentar e esperar antes de abrir os portões e só liberar os cães que já estão no local, um de cada vez, após se acalmarem, para não assustar o novo amigo e diminuir os riscos de acidentes.
Entre a chegada de um e outro fazemos treinos de dessensibilização da campainha, necessidades no local correto e diminuição da ansiedade na presença de novos cães, através do reforço positivo.
BRINCADEIRAS COLETIVAS
As brincadeiras coletivas são as de maior gasto de energia do animal. Deve ser realizada no período da manhã, quando a temperatura do ambiente está melhor e os cães estão dispostos e agitados com o dia na creche.
Essas atividades serão feitas das 10h ao meio dia e é o momento em que observamos o comportamento social de cada um.
Alguns animais precisam ser estimulados a brincar e outros interagem naturalmente. As brincadeiras mais comuns são:
• Jogar brinquedos
• Cordas
• Pega-pega
• Lutinhas
Todas as atividades são monitoradas por profissionais qualificados em comportamento de cães para evitar possíveis acidentes e para que a atividade seja o mais saudável possível.
ALIMENTAÇÃO
Ao meio dia, a alimentação é feita individualmente e cada um traz a sua comida para evitarmos que aconteça problemas gastrointestinais, por estar acostumado com uma marca de ração ou mesmo sendo alérgico.
Nesse momento também fazemos um treino para os cães muito ansiosos com a comida, eles aprendem a esperar sem pular ou latir. Para os que comem rápido demais utilizamos brinquedos ou vasilhas específicas para estimular a comer mais devagar.
Caso seu cão não esteja acostumado a se alimentar nesse horário, não se preocupe, podemos fazer as mesmas atividades com petisco ou mesmo já encaminhá-lo para o descanso.
DESCANSO
Os pequenos precisam relaxar após comer para melhorar a digestão, não vomitarem e também para não entrarem em exaustão, já que brincaram a manhã toda.
Retiramos os brinquedos do alcance deles, colocamos os cães nos quartos e com uma música relaxante vão descansar até as 14h.
ATIVIDADES INDIVIDUAIS
Depois de descansar, bem devagar retomamos as atividades, que serão mais tranquilas do que na parte da manhã. Serão brincadeiras mais individuais e que exigem menor movimentação física dos cães. Trabalhamos a parte mental de cada um.
Alguns exemplos utilizados são:
• Enriquecimento ambiental alimentar: os alimentos são oferecidos de formas diferentes do comum, ou seja, variamos a obtenção de comida de forma mais natural para espécie, como caça ao alimento, gelo com frutas e ração, ração espalhada no ambiente, petiscos escondidos em brinquedos.
• Enriquecimento ambiental sensorial: introdução de elementos que estimulam os 5 sentidos dos cães.
• Enriquecimento ambiental cognitivo: a capacidade mental do cãozinho é estimulada por meio de jogos desenvolvidos especialmente para cães.
• Enriquecimento ambiental físico: novos ambientes são formados por meio de brinquedos e elementos que permitem que o cão simule ambientes naturais.
TREINO BÁSICO DE OBEDIÊNCIA
Para facilitar o manejo e a convivência entre os peludos reservamos o horário das 15h as 17h para educa-los. Algumas coisas já são feitas naturalmente ao longo do dia, como pedir para sentar, esperar, ficar em algumas situações.
Alguns cães participam ou já participaram de aulas de adestramento conosco ou outros profissionais e isso facilita muito no convívio, sendo necessário apenas moldar o que já sabem para o manejo na creche. Outros não possuem noção nenhuma e temos que começar do básico, usando o reforço positivo, ou seja, sempre que acertar ganhará uma recompensa.
O que podemos trabalhar com eles varia muito da necessidade individual de cada um, mas alguns exemplos são:
• Senta – esse comando é muito importante para diminuir a ansiedade e mudar o foco do cão de algo para você. É o comando mais básico e todos os cães devem obedecer em todas as situações possíveis.
• Fica – diminui drasticamente a ansiedade, ajuda a trabalhar a calma, ansiedade de separação e foco.
• Dessensibilização – para cães medrosos, ansiosos e agressivos em algumas situações como manipulação, colocar e tirar a guia, escovação dos pêlos e dentes, medo de barulho etc.
• Não – comando para o cão parar de fazer o comportamento errado.
• Espera – esperar em situações de portão, comida ou brinquedo.
• Vem – vir sempre que for chamado.
• Outros comandos como deita, dar as patas, rola, etc pode ser usado antes de uma recompensa como estímulo mental.
PREPARO PARA SAÍDA
Assim como na entrada, na saída também verificamos se está tudo ok com o cachorrinho para ele ir embora. Lembrando que se ele apresentar qualquer alteração durante o dia, comunicamos imediatamente ao tutor principalmente se houver a necessidade de leva-lo ao veterinário ou outras emergências. Olhamos orelhas, focinho, olhos, patas, pele, pêlo e cauda a procura de lesões ou parasitas.
Escovamos e fazemos uma higienização a seco e levamos os cães para os quartos, onde vão descansar e esperar seus tutores chegarem.