Seu Dog – Aprenda a se comunicar com seu cão!

Fonte: Revista Butantã #17

A partir de agora, contamos com as dicas para pets de Tiago Zoriki, um advogado, que há nove anos, largou o direito para exercer o que mais gosta, a paixão pelos animais.

Uma influência herdada do pai que sempre gostou dos bichos. Tiago iniciou nessa carreira com Alexandre Rossi, o “Dr. Pet” e, em 2008, fundou a escola de adestramento Amigos do Zorikão, que ensina a arte de se comunicar com os cães, respeitando a sua individualidade e ritmo de aprendizagem.

Desde então, tem se aprofundado na arte de ensinar os animais através de reforços positivos, que buscam a comunhão com a natureza e a integração social.

O adestrador foi o responsável pela performance artística do Manteiguinha, o Golden Retriever que fez sucesso na novela “Cumplice de um Resgate” e, também, do ratinho de estimação da novela, o Tuntum. Além deles, já passam por suas mãos Hipopótamos, elefantes e outras espécies animais.

“É preciso aprender a se comunicar com o cão.”

Um hábito muito recorrente é o de dar broncas nos pets, para modificar seu comportamento, sem levar em conta, que eles não sabem o que podem ou não fazer. O exemplo clássico é esfregar o focinho do animal no xixi que ele fez pela casa toda. Esse recurso não é muito eficaz. É preciso entender que ele está em processo de aprendizagem e adaptação em um novo ambiente, o que requer tempo e compreensão do dono.

O ideal é utilizar tapetes higiênicos ou até mesmo um jornal, ficando atento aos principais horários em que ele faz suas necessidades. Geralmente é quando acordam, bebem água, brincam ou comem. Nesses momentos, leve o cão até o local escolhido espere um pouco e o elogie depois do “serviço”.

Com um pouco de paciência e repetição, ele logo entenderá o que deve fazer e não causará mais problemas. Esse método vale para todas as interações que você quiser ensinar ao seu animal, pois o mecanismo reforço positivo seguido de carinho como recompensa ficará guardado em memória dele.

Revista Butantã
revistabutanta.com.br/