Seu pet destrói sua casa quando você sai para trabalhar?

Seu pet destrói sua casa quando você sai para trabalhar?

cachorros e mobilhas
Muitas pessoas reclamam que seu cão, gato, ave, etc destroem objetos, paredes, cavam, roubam sapatos e roupas, ou seja, não podem ficar sozinhos em casa que quando os donos voltam a casa está toda destruída.
Mas agora imagine você, preso em um apartamento, ou uma área de serviço ou ainda em um quintal sem graça o dia todo?
O que você faria?
Os animais não sabem ligar o computador e entrar em redes sociais e muito menos falar no celular.
Muitos deles não fazem a quantidade de passeios necessários para suprir suas necessidades básicas de gasto de energia e outros também não conseguem ficar longe dos donos, ficando bastante ansiosos e assim, acabam por “ocupar” seu tempo destruindo algumas coisinhas.

Mussum, labrador de 1 ano e meio destruidor!

As imagens abaixo mostram uma aula de Enriquecimento Ambiental para o Mussum, um labrador preto de 1 ano e meio que tem energia pra dar e vender.
Passeia 1h de manhã com sua dona e às vezes mais 1h à noite e mesmo assim tem dias que quando ela volta do trabalho encontra tubos da máquina de lavar destruídos, plantas comidas, vasos quebrados, roupas do varal no chão, casinha roída, parede cavada, etc.
Já que o Mussum não ingere o que ele destrói pedi para a proprietária separar e lavar todo lixo reciclável.
Usamos então: caixas de papelão, embalagens de pizza e biscoito, um brinquedo dele que estava todo destruído, caixas de leite e suco, coco verde e garrafas pet.
Temos que tomar cuidado com animais que ingerem aquilo que destroem, porém hoje já existem brinquedos especiais para cães que adoram engolir o que não pode. Ex: brinquedos de nylon, de borrachas mais duras e resistentes, o coco verde (lembrando que esses brinquedos são específicos para cães).
distraindo seu cao
Montamos e penduramos varias caixas com ração dentro para ele destruir e se distrair, reaproveitamos seu brinquedo velho colocando petiscos dentro para ele tentar tirar, as garrafas estavam com buracos para a ração passar e ainda deixamos o coco sem a água para ele desfiar. Resultado: tudo o que deixamos foi “consumido”, os objetos da casa estavam intactos e o cachorro dormindo que nem um neném de tão cansado!!
Devemos lembrar que eles são animais e precisam ter o que fazer para que possamos evitar problemas de comportamento, assim como nós que quando não temos o que fazer ficamos ansiosos, podendo surgir problemas comportamentais, além de ser bastante entediante. Quando o enriquecimento é bem feito o cão passa a gostar mais de ficar sozinho e não sofre tanto.
Outra vantagem é que seu animal precisa “trabalhar” para comer e com isso ele exercita a mente e aumentamos aos poucos o nível de dificuldade dos brinquedos recicláveis quando começar a ficar muito fácil e rápido.
distraia seu cao
O animal ainda comerá mais devagar, pois o alimento estará distribuído em vários brinquedos e não de graça no pratinho, evitando assim os riscos de torção gástrica e outros problemas que podem surgir com uma ingestão muito rápida, comum nos labradores por exemplo.