Quando começar adestrar seu cão ou gato

Qual a melhor época para iniciar o adestramento?

quando comecar a adestrar seu cao ou gato

Com qual idade posso começar o adestramento? Quais comandos meu filhote pode aprender? É mais fácil adestrar filhote ou adulto?

Essas são perguntas frequentes de donos de cães, principalmente dos “donos de primeira viagem”. Muitas vezes são dadas informações erradas ou se prendem aos mitos de que cachorro só pode ser adestrado depois dos 6 meses de idade, ou que filhote não aprende.

Já tivemos vários estudos científicos que comprovam que a melhor idade para se educar um cãozinho é na fase de filhote. Os filhotes estão aprendendo a todo momento e até muito antes do que possamos imaginar.

A influência do ambiente no comportamento pode entrar em ação mesmo antes do nascimento. Com base em estudos com roedores, tem-se descoberto que, se um animal prenhe é sujeito a estímulos que mantém um estado de medo constante, seus descendentes serão mais reativos ou emotivos. A redução no aprendizado dos descendentes também tem sido associada a distúrbios durante o ultimo período de prenhez.

E mesmo logo após o nascimento, todas as influências do ambiente afetam o comportamento do filhotinho.

Fases de desenvolvimento

A fase de filhote é a fase de vida mais importante e mais critica do cão. Dos 5 períodos de desenvolvimento do cão, o período de socialização primária, que ocorre na 3ª a 12ª semana de vida, é muito importante no desenvolvimento comportamental. Este é o processo no qual o cão aprende o comportamento social apropriado ao meio social em que vive. Através de interações com os seres vivos o filhote aprende as habilidades necessárias para um convívio social adequado. É também chamado de “período crítico”, pois há uma grande facilidade do animal estabelecer relações sociais. Evidências mostram que animais bem socializados tem mais chances de se manterem com seus proprietários depois de 1 ano de idade, pois nesta idade é comum os cães serem abandonados ou mortos por apresentarem problemas de comportamento que poderiam ser evitados com um boa socialização.

Determinados eventos importantes para o desenvolvimento comportamental têm que acontecer em períodos específicos ou a oportunidade de aprendizado será perdida ou muito prejudicada. Um desses períodos estabelece facilmente novas relações sociais.

Cães que na fase de socialização não tiveram contato com outros cães ou pessoas tendem a ficar com comportamentos sociais inadequados, agredindo-os ou os evitando. O mesmo ocorre com cães que não foram expostos a locais diferentes. O aprendizado estável se dá por volta das 8 semanas de idade, sendo que episódios traumáticos podem levar uma perda na socialização do filhote.

A manipulação precoce por seres humanos não é só benéfica para a melhora das relações sociais entre ambos como também leva a um acelerado desenvolvimento físico e do sistema nervoso central. Filhotes que são pegos e levemente tocados todos os dias nas primeiras semanas de vida, abrem seus olhos mais cedo, começam a explorar mais cedo e tem menos medo de seres humanos.

A oferta de conselhos comportamentais a novos proprietários de filhotes pode ajudar a prevenir comportamentos indesejáveis, assim como ajuda a corrigir problemas inexistentes antes dos animais se tornarem resistentes a mudanças.

Assim, um filhotinho recém-chegado em nossa casa, está sim apto a receber treinamento. Ele está na idade ideal para um aprendizado constante e é a melhor fase para ser educado, pois o animal ainda não desenvolveu “vícios e manias” onde podemos fazer um treino preventivo contra problemas de comportamento e não de correção desses. E ainda é a fase onde podemos moldar com maior facilidade os comandos e obter a obediência básica de uma forma divertida e sem traumas.