Podemos aproveitar a fase de filhote para já acostumar o cachorrinho com os comandos básicos de adestramento, pois ele ainda tem o corpo bastante flexível e é uma atividade de estímulo físico e mental que ajuda também na educação dele.

Os comando são utiliados para diversas finalidades:

– Sentar e deitar para ficar calmo ou esperar alguma coisa;
– Dar as patinhas para limpar, cortar as unhas ou brincar;
– Vir quando é chamado;
– Utilizar os comandos para trabalhar ou prevenir problemas comportamentais como agressividade, medo, ansiedade, entre outros.

Para começar a ensinar previsamos de um petisco, fruta ou ração, algo que o cãozinho goste bastante e fique bem interessado para utilizarmos como recompensa por ele fazer o comportamento correto.

A seguir induzimos com nossa mão o movimento necessário para que ele faça o exercício (de sentar, deitar, etc). Completando o movimento induzido damos a recompensa a ele.

Confira…

Após várias repetições o cachorrinho vai associar o movimento da nossa mão e o que estamos pedindo para ele com o comportamento que queremos que ele faça, assim, podemos começar a afastar nossa mão de maneira gradativa, onde, a mão que estávamos induzindo passa a ser a mão do comando gestual.

Confira…

Depois de muito treino, começamos a nos distanciar gradativamente do animal e diminuindo, também gradativamente, a recompensa.

A partir disso iniciamos a variação de ambientes, distrações e situações. Tudo de forma gradativa para que ele aprenda melhor e não se frustre.

Os treinos do filhote devem ser curtos, pois eles se cansam muito rápido, e devem ser sempre muito divertido e prazeroso.

Para mais informações sobre comportamento de filhotes, adestramento, cursos e inscrições para o puppy classes entre em contato.

Participação:
Filhote – Tomas
Treinadora – Andréa de Paula