Necessidades no local correto!

Ensine seu cachorrinho

Já ouimos muitas pessoas por aí que dizem que basta esfregar o focinho do cachorro no xixi errado que ele aprende, ou bater o jornal ao lado dele quando faz errado e brigar, ou pior ainda bater no filhote. Além de mito, isso só atrapalha o treino e ainda pode causar trauma no animal, fazendo com que ele tenh medo de urinar ou defecar na sua frente, ou seja, vai fazer escondido para não levar a bronca ou até começar a ter o hábito de comer as próprias fezes por ansiedade ou medo.
consulta-comportamental
Como crianças que saem das fraldas e precisam de tempo e paciência para aprender a usar o banheiro, o cãozinho também precisa. Ele não tem controle do esfíncter, assim não consegue segurar o xixi e o cocô por muito tempo, então, o dono quando for ensinar, deve levar o animal várias vezes durante o dia até o banheirinho, e quando estiver sem supervisão, confiná-lo ou deixar vários banheiros pela casa ou mais banheirinhos por cômodo dependendo do tamanho do local e da idade do filhote. Importante também evitar que ele erre, enão indica-se retirar os tapetes da casa e qualquer outra superfície absorvente nesse início de treino.

O mais importante no treinamento, além de não brigar com o filhotinho, é a recompensa. Toda vez que ele fizer no jornal, ou tapete higiênico, ou grama artificial, ou grade (caa cachorro adapta-se melhor com um tipo de superfície) você deve recompesá-lo bastante com festa, carinho, petiscos ou o que mais agradá-lo.

Com o tempo, ele condiciona que, fazendo as necessidades naquela superfície, é muito legal porque ele ganha sua atenção e uma guloseima, e então podemos começar a retirar os banheiros espalhados pela casa aos poucos, até deixar o que ficará o local determinado.

O local e o tipo do banheiro são fundamentais para que o cão aprenda mais rápido e fácil; este deve estar localizado longe da água, comida e cama, e ainda, longe da passagem de pessoas, senão ele irá deitar no banheiro. Outra dica interessante são os horários que, com certeza, ele irá fazer o xixi ou cocô e você pode aproveitar para recompensá-lo, depois de acordar, depois de comer ou beber água, depois de brincar e antes de dormir.

Com todas essas dicas, seu cachorrinho vai aprender bem rápido onde é certo fazer as necessidades, sem traumas e sem estress para os tutores.

Andréa de Paula
Zootecnista e Especialista em manejo comportamental de cães e gatos é sócia da empresa Amigos do Zorikão

Para acompanhar o dia a dia de um novo cachorrinho.
https://www.facebook.com/treinamentodelisamarie

Matéria Publicada em:
Revista Pet Company
ANO V – n. 30
http://www.revistapetcompany.com.br

coco-no-lugar-correto