Entrevista com Tiago Zoriki sobre o hotel Amigos do Zorikão – Parte 2

Tiago fala um pouco sobre sua experiência com adestramento animal e fala sobre o hotel Amigos do Zorikão.
Confira a entrevista que foi transmitida no programa da Lucimara Parisi no dia 16/07/2014 às 21:00 no TV Geração Z.

O cachorro é a cara do dono?

Lucimara – E vamos dar …. continuar nosso papo com o Tiago, porque esta muito gostoso. Por que, falar de animal sempre é gostoso, né.
Tiago – Com certeza.
Lucimara – É muito gostoso falar de animal. Existe uma raça lá, que você já conviveu seja mais agressivo?
Tiago – Olha, isso é um pouquinho…. Existe alguns mitos com relação a isso, porque a gente avalia muito o cachorro em si. A gente não tem como falar que o cachorro é mais agressivo, menos …é muito de cachorro, por que existe aquelas raças que o pessoal fala é super tranquilos, super bonzinhos mas as vezes também podem ser agressivos…
Lucimara – Posso falar minha opinião. Na minha opinião, na minha opinião é seguinte é se galera não seu eu acho que o cachorro é a cara do dono … Se o dono é um mala, um chato, o cachorro vai ser um chato, um mala que nem o dono. Se o dono é agressivo, ele vai ser agressivo que nem o dono. Por que não existe cachorro agressivo… Todos são bons… Eu, eu acho… Eu acho que é o dono…
Tiago – Na verdade esta relacionada algumas coisas, sim…. Eles são parecidos com os donos, principalmente que o cachorro é muito ansioso, normalmente o dono é muito ansioso, mas também acontece de alguns cachorros serem agressivos porque por exemplo o dono não tem perfil para aquele cachorro. Então por exemplo a pessoa não tem um pulso muito firme com o cachorro o cachorro faz… Então acaba acontecendo o contrário pouquinho, mas é …tem muito a haver também ….. Todo mundo fala muito mal de pitbull, só que pitbull por exemplo em mais de 90% dos casos, eles são super tranquilos com outras pessoas. É com outros cachorros ….
Lucimara – É por isso que falo, tem pitbulls na minha família que rolam com os bebes no chão adoram …
Tiago – O problema deles as vezes é um pouco com outros cachorros mesmos…. Com gente não ….
Lucimara – Sabe… Com gente não …. E existe psicólogo para cachorro né? Só para cachorro?
Tiago – A gente faz este trabalho de psicologia com certeza….
Lucimara – Mas…. é uma coisa que já existe, né….
Tiago – Já existe, por que por exemplo, eu trabalho com a parte de comportamento mesmo, eu sou adestrador, mas além de adestrador comportamentalista, a gente trabalha com esta parte de comportamento mesmo, que tudo que a gente mexe de comportamento vem da psicologia humana, então a gente usa todo o conhecimento da psicologia humana com os cachorros, acaba usando, então a gente é uma espécie de psicólogo dos cães, acaba sendo…
Lucimara – E que …. Tipo de problemas o cachorrinho pode apresentar? Depressão, saudade do dono? Qual o tipo de problema pode…
Tiago – Ansiedade de separação, tem problema de agressividade com cães com pessoas, a gente também tem problema de …. Cachorro que…. se lambe muito, que tem problema de lambedura que sabe que fica lambendo muito….
Lucimara – Sabe eu tenho uma que é assim….
Tiago – Isso é uma compulsão …
Lucimara – Nossa mas não para.. é um saco…
Tiago – Tá ligado normalmente com ansiedade, cachorro muito ansioso e ainda em geral ta ligado com o cachorro esta com pouca atividade e a compulsão o problema da compulsão que você não consegue terminar com ela. Às vezes você consegue direcionar para alguma outra coisa, é um problema muito grave… Correr atrás do rabo, também é uma compulsão. Às vezes as pessoas acham olha que bonitinho ele esta correndo atrás do rabo, mas normalmente é um problema de comportamento, também. Existem vários problemas de comportamento, cachorros que destrói muito. A Alice inclusive era boa destruidora quando era mais nova, hoje ela esta mais tranquila, mas também o problema de destruição hoje em dia, acontece bastante também.
Lucimara – Por exemplo, se o meu cachorro em casa se tornar assim, um cãozinho arredio, o que eu posso fazer neste caso? Para galera saber, neste caso para minimizar este problema?
Tiago – Você quer dizer com medo, ser um pouco medroso, ser um pouco… Aquele que se retrai quando você chega perto. Existe, normalmente existe, quando o cachorro tem medo … a gente esta falando de uma situação que realmente, ele não esta confiante com aquela situação. Então o que normalmente a gente faz. A gente tem que trabalhar com o cachorro mais devagar, a gente tem que dar um petisco. Então a gente transforma aquela situação … Para o cachorro que sege para o cachorro uma situação tranquila, então por exemplo, a Alice tinha medo de homens …
Lucimara – Chamou ela já menina….
Tiago – Ela tinha medo de homens, então o que aconteceu…. Quando ela foi treinada, ela começou … a gente começou a mostrar para ela, que os homens não era uma coisa complicada para ela, que ela não precisava ter medo, que pelo contrario se ela chegasse perto de mim ela ganhava por exemplo um petisco, ela ganhava um brinquedinho…. as vezes a gente não deve forcar muito a situação, então o cachorro esta meio arredio, esta lá se escondendo a gente pode estar se aproximando aos pouquinho, até as vezes para a gente se aproximar de um cachorro as vezes a gente ate deita no chão para ficar mais ou menos na altura do cachorro também …
Tiago – Então a gente faz todos os procedimentos para que ele tenha uma interpretação positiva da gente… as vezes não adianta você querer… quando o cachorro esta com muito medo… tentar controlar de uma forma muito brusca, as vezes ate o movimento ele pode se assustar então a gente tem que ser ate mais delicado.
Lucimara – Os gatos tem um temperamento parecido? Ou não com os cães?
Tiago – Então os gatos são mais sensíveis..
Lucimara – Temperamento..
Tiago – De temperamento, os problemas de comportamento são bem parecidos, tanto nos cachorros, tem alguns gatos, também … Só que o gato é mais sensível, então por exemplo o gato é mais complicado para alimentação o gato se as veze ele não experimentar uma alimentação diferente quando era mais novo depois mais velho você não consegue dar. Então isso dificulta muito o treinamento também, mas eles são extremamente inteligentes também…
Lucimara – Há isso eles são.
Tiago – Eles aprendem você consegue adestrar exatamente como um cachorro, também você faz os comandinhos bem parecido o gato também só que você tem esta particularidade deles serem mais sensíveis…
Lucimara – Por exemplo, outro dia eu peguei um … de vez em quando eu pego uns bixinhos … achei um gatinho e levei embora… magra, magra, magra …tanto que eu queria operar para deixar ela bonitinha, tudo não ter problema, ai eu precisei esperar uns 15 dias para fortalecer para poder operar, neste ínterim ela ficou gravida … E eu claro que jamais …. ia ter os gatinhos…. Logico … e ela tratada com carinho … Quando eu peguei ela deixei num quarto pelo menos uns dois dias para que ela sentir, depois eu soltei ela ficava andando pela casa tal e ai ela … Não sai do close ela fica no close o tempo inteiro, deu cria no close os gatinhos lindos … foram 4 doei 3 e o último a mais feinha que tinha o rabinho torto que acho que ninguém vai querer, vou ter que ficar … ou achei um pretexto só para ficar com a filhinha … sabe como é que é… e acabei ficando com ela … que hoje é a mais linda de todas … ficou linda… linda … mas ela é medrosa que você não acredita … não pode fazer ai… que ela já … ela não fica perto de ninguém… nascida no meio do amor, criada no meio do amor … comigo ela vem, isso porque vou bem …devagarinho… por que senão ela não vem … por que isso?
Tiago – Pode isso acontecer porque existe alguns tipos de medo, que pode também estar relacionado a genética. Então pode ser que ela já tenha na sua genética esta questão do medo em si, porque normalmente acontece muitas vezes do gato ser mal socializado. Só que como esta gata nasceu na sua casa teve todo um acompanhamento … ela pode ter … ser a realmente a questão da genética, mas também na época em que ela era filhote como é que era, como aconteceu o processo de… criação dela dentro de sua casa, por que o gato é um pouco diferente do cachorro, o mês de socialização do gato é muito antes é de 1 a 2 meses de idade que a gente fala que é a janela de socialização do gato, então é onde ele deve ser apresentado a um monte de pessoas, contato com muita gente. Como ela ficava muitas vezes intocável no close muitas vezes sem contato com as pessoas ela já pode ter criado um pouquinho de aversão de ficado com um pouquinho de medo.
Lucimara – Entendi, é bom para a galera saber né, agora falando dos cachorrinhos de novo. Já aconteceu de você pegar um cãozinho para adestrar e não ter conseguido? E ter que chegar para a dona e realmente não tem condição.
Tiago – Olha de não ter condição assim, realmente isso nunca aconteceu. O que as vezes pode acontecer é de o dono criar uma expectativa de achar que seu cachorro vai ficar perfeito, né. Só que isso não acontece isso as vezes chega a um nível que as vezes daqui realmente as vezes a gente não consegue melhorar, ele já melhorou bastante do que era e agora a gente vai ter que manter, as vezes pode acontecer isso, e outra coisa, as vezes depende muito do dono. Entao esta estória de botar que só obedece o adestrador, mas o que acaba acontecendo é porque o adestrador faz todo o treinamento e o dono as vezes não acompanhou uma aula, e não esta junto para saber o que esta acontecendo. Entao é super importante as vezes acompanhar uma aula para que passe isso para o dono, para que ele obedeca, então pode acontecer isso. As vezes ele achar não modificou, mas a verdade modificou bastante coisa e chega em um ponto que não tem mas o que fazer ou que o dono realmente acaba não tendo a voz de comando…
Lucimara – E já aconteceu de por exemplo estar um monte de cachorros lá no seu hotel e você cismar com um e ficar com o coração apegado com o dele? E da vontade de ficar com ele?
Tiago – De ficar com ele?
Lucimara – Ai que vontade de ficar com ele.
Tiago – Já aconteceu, o que já aconteceu de que um de nossos hospedes … ele ficou com a gente.
Tiago – Aconteceu assim… ele ficava sempre de hotel com a gente e a dona dele precisou viajar para os estados unidos, ia morar fora e ai na situação que ela não sabia o que fazer direito e a gente acabou ficando porque ele se dava super bem com todos os cachorros que iam la. Brincava com todo mundo, e a gente falou que inclusive ele ia ser nosso funcionário, inclusive ele é o funcionário de nosso hotel, ele que dá boas vindas para todo mundo, que a gente testa o comportamento dos outros cães com ele, porque ele é super tranquilo, então ele acabou ficando com a gente … o nome dele é Snoopy.
Lucimara – E lá no hotel os cães ficam juntos então e tem algum que fica separado que é seu? Que fica no hotel, mas que é seu?
Tiago -Tenho, tenho 3 cachorros, tem mais 2 outros cachorros que são nossos que ficam la que as vezes fica separado porque…. mas porque tem os cachorros do hotel e as vezes fica na casa dele, porque tem a casa da minha prima que fica separado e eles acabam ficando separado, mas quando eles podem eles ficam juntos também não tem problema.
Lucimara – E a procura esta procura pelo hotel é mais em período de férias ou não ou é uma coisa normal durante o período do ano?
Tiago – Normalmente a procura é durante o ano inteiro, mas lógico durante o período de férias … é realmente aumenta um pouquinho a procura, principalmente no final de ano …
Lucimara – Esta copa para você foi boa ou não? Por que não foi para ninguém … pelo menos para você.
Tiago – Para gente foi bom … por que o que acabou acontecendo …tem muito cachorros que tem medo de fogos, então….
Lucimara – Pois é, é isso que eu ia perguntar já …
Tiago – Então o que aconteceu, na época agora da copa o pessoal que já sabia que o cachorro tem medo de fogos então ficava com a gente, então a gente assistiu os jogos junto com os cachorros e a gente tinha um certo cuidado com eles durante o jogo…
Lucimara – Mas funciona que a gente sabe que vai ter um evento que vai soltar fogos, funciona por algodãozinho?
Tiago – Ajuda, normalmente ajuda, melhora, logico que não vai … que isso vai resolver, não resolve
Lucimara – Não resolve.
Tiago – Mas ajuda, a gente normalmente no final do ano como tem muitos fogos a gente faz um preparação junto com os cachorros. Então a gente poe o algodãozinho nos ouvidos dos cachorros a gente coloca eles num ambiente mais fechado, isolado e as vezes a gente coloca uma musica um som para realmente tirar …. Confundir um pouco o barulho de fogos para eles … E fica junto com eles, lógico …
Lucimara – Tiago este tipo de hotel existe em outros países ne?
Tiago – Existem… Nos Estados Unidos, existem bastante hotéis … também na Inglaterra tem bastante hotel também deste tipo, inclusive nos Estados Unidos existem coisas bem diferentes, inclusive o cachorro pode … em Hollywood tem um hotel que minha prima mostrou o quarto o marido dela falou nossa deve ser legal este hotel e depois ele perguntou … era (hotel) de cachorro, inclusive pode andar de Ferrari eles levam os cachorros para andar de Ferrari …para você ter uma ideia. Como funciona…
Lucimara – Que chique….
Tiago – Gostoso…
Lucimara – É muito bom, alias os Estados Unidos tem tudo de bom, né. O tratamento que e dispensado para os cachorros é brincadeira
Tiago – Eles tem uma preocupação muito grande com relação ao comportamento que a gente esta começando a aprender .
Lucimara – Lá o cachorro entra no hotel, senta na poltrona sim, não tem essa não agora você não vê um na rua.
Tiago – Exato. Exatamente tem um preocupação muito grande, eles tem uma consciência muito grande da castração, tem algumas cidades dos estados unidos que o veterinário não aceita o cachorro que não for castrado, então eles realmente.
Lucimara – E tudo é documentado se vai dar cria, quantos cachorrinhos nasceram, para quem vai cada cachorrinho, qual o endereço toda documentação de cada pessoa que vai adotar, é muito bacana, meu sonho é que isso aconteça aqui no Brasil.
Tiago – Lá, por exemplo, quando você vai adotar um cachorro, na maioria dos lugares se você olhar a plaquinha do cachorro ele fala assim aqui precisa de um dono com tal perfil não e, por exemplo, o contrario então eles procuram cada cachorro cada dono com um perfil de cachorro.
Lucimara – A gente a equipe preparou um trechinho de um casamento de cachorro que o tiago fez, vamos ver eu estou louca para ver este casamento …
[vídeo casamento com os cachorros levando as alianças]
Lucimara – Este casamento que nos vimos… Tiago é um casamento normal, onde os cachorrinhos levaram as alianças é isso?
Tiago – Isso mesmo.
Lucimara – Foi isso? Isso tem sempre com os seus clientes, são clientes seus, não? É isso?
Tiago – Isso. Estes são clientes meus, esta não foi o primeiro casamento, nós fizermos outros também com este objetivo.
Lucimara – Entendi, agora já você já fez algum casamento só do cachorrinho?
Tiago – Só do cachorrinho ainda não …
Lucimara – Precisamos fazer um então …
Tiago – Precisamos fazer um….
Lucimara – Noivinha bonitinho …
Tiago – Isso a gente pode fazer não tem problema da para fazer lá no hotel
Lucimara – No hotel ai você volta para a gente falar… e quando você pega um cachorrinho para adestrar como você percebe que ele vai reagir bem a um novo ambiente …
Tiago – Com um novo ambiente, primeira coisa é ver se ele come … isso para qualquer lugar que você for levar um cachorro e para você ver se ele esta com medo ou não …
Lucimara – Galera esta é uma dica super interessante!
Tiago – Apetite, primeira coisa se ele estiver desconfortável se você oferecer qualquer coisa ele não vai comer … a outra coisa e ver se ele baba, tem cachorro que baba … fica muito agitado … ele começa a se esconder. Você …. é como a gente, você olha para o cachorro e vai ver se ele esta feliz mesmo e você percebe que ele esta animado naquela situação ou se ele vai esta um pouquinho desconfortável, você consegue perceber ….
Lucimara – Teve alguma historia nesta sua época do hotel agora… teve alguma histórica que foi marcante para você seja ela engraçada, seja ela muito triste ou….ou… divertida, teve alguma historia que aconteceu ali dentro com o cachorrinho que te marcou nossa aqui já aconteceu isso, ou já .. cachorro que quase pegou outro ou você se livrou enfim teve alguma ….
Tiago – Olha …. isso acontece com frequência … porque assim, do momente que você esta com todos os cachorros soltos …. pode acontecer qualquer coisa … então com frequência ….voce passa por situações que são inesperadas … por exemplo as vezes acontece do cachorro, você não …nunca ficou muito com o cachorro e o cachorro começa te seguir, começa ficar, ele acha que … praticamente você vira o dono dele … então por exemplo, o cachorro não te larga fica atrás de você … acontece isso muito com frequência …. acontece de …..
Lucimara – Tem cliente chata, qual e a cliente chata … a que meu cachorro isso , a que …. tem cliente chata … tem vai…
Tiago – Olha cliente chata não digo, tem cliente que são mais exigentes…
Lucimara – Quem é mais chato o homem ou a mulher.
Tiago – Olha normalmente a mulher é muito mais preocupada, apesar que hoje esta mudando um pouquinho é que 90% dos meus clientes e mulheres, 10% são homens, os homens que realmente são nossos clientes são muito mais preocupados, é um pouco diferente.
Lucimara – Elas falam por telefone com os clientes ou não?
Tiago – Olha isso não…
Lucimara – Você ficou o que, surpreso com isso ?
Tiago – Isso a gente ainda não fez …
Lucimara – Eu falo com o cachorro por telefone, vão dizer que sou louca eu sou por que eu falo e ele me ouve e ele me entende e o olhinho brilha….
Tiago – …isso e verdade.
Lucimara – E eu tenho muitas amigas que falam com os cachorros.
Tiago – Mas todo mundo conversa com os cachorros a gente ate brinca que …
Lucimara – Sabe o que o normal é ser louco, né ?
Tiago – É então mas quem cuida de cachorro, normalmente a gente fala que é maluco é tudo … inclusive quem passa um período lá no hotel, depois os pessoal acha que é louco, mas conversar com os cães, mas as vezes você escuta as pessoas conversando e você acha que esta falando com alguém não esta conversando com o cachorro … isso é meio comum…
Lucimara – Olha quero ir la conhecer o seu hotel viu, quero ver os seus cachorrinho, vou lá qualquer hora para conhecer seu hotel os cachorrinho que adoro, ficar um pouquinho lá com eles…
Lucimara – Tiago foi um prazer recebe você, o papo muito gostoso eu quero que você volte mais vezes você dar noticias do hotel, noticias dos cachorrinhos que quem ama os animal quer estar por dentro sempre, só queria que você repetisse o seu site para quem quiser procurar seus serviços não so de advogado como de psicólogo de adestrador e dono de quase uma rede de hotel já …é com o tiago zoriki
Tiago – www.amigosdozorikao.com.br e a gente tem também nossa pagina no Facebook também que é o Amigos do Zorikão e você pode achar a gente também na pagina do Facebook
Lucimara – Obrigada pela presença, obrigada pela presença da Alice ne meu amor olha que cachorra mais no mundo que fez companhia para gente é uma delicia agradecer a Marcela Pereira, a Roberta, a Valéria, o Marcos machado e quarta feira que vem um pouquinho antes das nove a gente esta aqui, 10 para nove, cinco para nove, três para nove, esta e a TV Geração Z do meu amigo Marcelo…